Prefeitura de Gavião recebe caçamba 0 km

A prefeita Benvinda Oliveira recebeu nesta terça-feira, 25, um caminhão caçamba 0 km. O equipamento faz parte de uma ação estratégica do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário visando potencializar o trabalho dos municípios do semiárido. O ministro Pepe Vargas e o Governador Jaques Wagner estiveram presentes no evento.

pac pr caminhao cacamba - rafael interna

Continuar a ler

Garantia Safra em Gavião: agricultores recebem pelo quinto ano consecutivo

Desde 2010 que os agricultores familiares de Gavião são beneficiados pelo Programa Garantia Safra do Governo Federal. Para o secretário Adalberto Santos de Oliveira (Beto) esta iniciativa mostra o compromisso do Governo Essa Terra é Nossa com os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município. “Agradecemos as parcerias institucionais da EBDA e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Gavião que nós ajudam neste trabalho”, disse o secretário.

No município de Gavião 650 famílias estão recebendo algum auxílio estiagem, sendo 292 famílias contempladas pelo Garantia Safra e 358 famílias no Bolsa Estiagem. Para receber o benefício do mês de Janeiro, o produtor deve procurar a Caixa Econômica ou ponto de atendimento da Caixa. Outras Informações na Secretaria de Agricultura do Município.

O Programa
O Garantia Safra é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.

Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União. Essas contribuições formam o Fundo Garantia Safra, administrado pela CAIXA desde 2003.

Quem pode se beneficiar do Garantia-Safra?

Pode aderir ao Programa Garantia-Safra, os municípios situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, norte do Estado de Minas Gerais e norte do Estado do Espírito Santo, com maior probabilidade de ocorrência de secas ou excesso hídrico, sujeitos à declaração de estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecidos pelo Governo Federal.

Onde conseguir mais informações sobre o Garantia-Safra?

Informações sobre valor de benefícios, legislação atualizada, notícias sobre o Fundo Garantia Safra podem ser obtidas no sitio do Ministério do desenvolvimento Agrário – MDA.